Recentemente, foram realizados os primeiros testes de cozedura de produtos cerâmicos com hidrogénio na instalação hipocarbónica do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV). Estes testes inovadores envolveram a mistura de gás natural com até 50% de hidrogénio, marcando um passo significativo para a descarbonização da indústria cerâmica.
A instalação piloto de baixo carbono do CTCV é uma parte integrante da agenda ECP | Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal. Este projeto contou com a colaboração da PRF Gas Solutions e de parceiros como a Induzir - Eficiência na Queima e o próprio CTCV - Centro de Tecnologia e Inovação.
A unidade de mistura e injeção de hidrogénio utilizada nestes testes, denominada MIXEO, foi integralmente concebida e desenvolvida pela PRF Gas Solutions. Esta tecnologia destaca-se pelo seu potencial em promover a sustentabilidade e a inovação tecnológica no setor cerâmico, reforçando o compromisso com a redução de emissões de carbono e a adoção de energias mais limpas.