Primeiros testes de cozedura de produtos cerâmicos com hidrogénio na instalação hipocarbónica do CTCV

Recentemente, foram realizados os primeiros testes de cozedura de produtos cerâmicos com hidrogénio na instalação hipocarbónica do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV). Estes testes inovadores envolveram a mistura de gás natural com até 50% de hidrogénio, marcando um passo significativo para a descarbonização da indústria cerâmica.

A instalação piloto de baixo carbono do CTCV é uma parte integrante da agenda ECP | Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal. Este projeto contou com a colaboração da PRF Gas Solutions e de parceiros como a Induzir - Eficiência na Queima e o próprio CTCV - Centro de Tecnologia e Inovação.

A unidade de mistura e injeção de hidrogénio utilizada nestes testes, denominada MIXEO, foi integralmente concebida e desenvolvida pela PRF Gas Solutions. Esta tecnologia destaca-se pelo seu potencial em promover a sustentabilidade e a inovação tecnológica no setor cerâmico, reforçando o compromisso com a redução de emissões de carbono e a adoção de energias mais limpas.