Infraestrutura de abastecimento de hidrogénio e produção de hidrogénio verde fornecida pela PRF no âmbito do projeto metroBus, desenvolvido para o Metro do Porto. O projeto integra produção local de hidrogénio verde, infraestrutura de abastecimento de hidrogénio e sistemas de energia renovável para suportar a operação de veículos BRT (Bus Rapid Transit) movidos a hidrogénio em aplicações de transporte público urbano.
Desenvolvida como parte de um ecossistema integrado de mobilidade a hidrogénio, a infraestrutura suporta a operação de autocarros articulados a hidrogénio destinados a operação urbana intensiva, combinando capacidade de abastecimento rápido, mobilidade de zero emissões e produção de hidrogénio renovável.
O projeto representa uma das mais relevantes implementações de mobilidade a hidrogénio em Portugal e um marco importante na descarbonização dos sistemas de transporte público.
Este projeto reforça a experiência da PRF no desenvolvimento e integração de soluções de infraestrutura de hidrogénio para aplicações de mobilidade de grande escala, incluindo sistemas de produção, armazenamento, compressão e abastecimento de hidrogénio.